Cirurgia plástica da prótese de mama

Veja mais tratamentos estéticos:

 

Pós-operatório

 

Descubra e compartilhe a experiência de fazer uma cirurgia plástica.

Introdução 

 

Aumentar o volume dos seios e ter um colo bonito faz a cirurgia da mama, com o uso de prótese de silicone, uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Normalmente é realizada após a adolescência onde o crescimento dos seios já atingiram o tamanho final. 

 

Sobre a Cirurgia

 

Atualmente, a cirurgia plástica de inclusão de implante,  pode ser realizada, conforme a localização da cicatriz, por 3 técnicas: Axilar, Submamária, e ao redor da aréola. Cada uma das técnicas possui suas vantagens e desvantagens, sendo discutidas durante a consulta. Podendo ser realizada com anestesia peridural, geral ou local com sedação. As próteses mais utilizadas no Brasil são de silicone em gel que, por serem mais densas, têm uma maior semelhança com o tecido natural da mama. A alta é dada, frequentemente,no mesmo dia.

 

O tamanho e tipo de projeção das próteses de silicone são avaliados com base no exame físico e desejo da paciente. Podem ser inseridas em um dos 3 planos: sub-fascial, sub-glandular ou sub-muscular.

 

Pós-operatório

 

Quando necessário, a retirada de pontos é realizada entre 10 a 14 dias. A recuperação para atividades diárias é de 1 a 2  semanas e exercícios após 4 a 6 semanas. A drenagem linfática normalmente está liberada após 1 semana.

Perguntas e Respostas

 

1- Tenho que ficar internada?

R: Normalmente não. Na maioria da vezes a alta é dada no final do dia, conforme sua recuperação.

 

2- Posso colocar até que tamanho de prótese?

R: O tamanho depende de vários fatores, entre eles: quantidade do tecido mamário e a acomodação da pele. O importante é ser proporcional ao tamanho do tórax. 

 

3- Nunca tive estrias, pode ocorrer com a prótese?

R: Sim. Uma expansão muito rápida pode provocar as estrias na pele. 

 

4- Muda algo na sensibilidade da mama?

R: Pode mudar, pode passar por semanas ou meses com uma diminuição, aumento ou amortecimento da região da aréola. Normalmente há uma regressão dos sintomas de forma gradual, podendo , em uma pequena porcentagem de pacientes, as alterações serem permanentes. A escolha do local de colocação da prótese não altera esses índices.

 

5- Poderei amamentar depois?

R: Normalmente sim. Porém, há uma pequena chance da mama sofrer alguma atrofia e prejudicar a amamentação.

 

6- Dizem que as novas próteses são vitalícias, quer dizer que não precisarei mais trocar?

R: Não. Embora elas ofereçam uma garantia vitalícia, é normal realizar a troca da prótese , em média, com 10 a 15 anos após a primeira cirurgia. Isso diminui a chance de realizar a troca da prótese após a ruptura, que torna a cirurgia plástica mais longa e propensa a ter mais complicações.

 

7- No caso da prótese romper, o que acontece?

R: As próteses de silicone em gel são dotadas de uma alta resistência contra pressão, elas mantém a forma da mama pela característica da coesão do gel e da cápsula fibrosa que a envolve, evitando que o silicone se espalhe para outros tecidos. Contudo, a troca está indicada para evitar uma reação inflamatória.

 

8- Eu tenho uma deformidade no tórax, posso colocar prótese?

R: O Uso da prótese pode ajudar a reduzir a aparência dessas alterações, como no caso do pectus escavatum e pectus carinatum.

 

9- Quais as cirurgias plásticas que podem ser associadas?

R: A cirurgias plásticas mais associadas são: Lipoaspiração, Abdominoplastia.

 

10- Eu tenho um pouco de flacidez, qual a melhor técnica?

R: Caso haja uma flacidez, o mais indicado é acesso submamário (incisão no sulco) tendo em vista a chance de ter que retirar uma certa quantidade de pele resultando no final uma cicatriz de T invertido e ao redor da aoréola.

 

11- Tenho os seios afastados, a prótese corrigirá?

R: Não necessariamente. A prótese é posicionada exatamente atrás do mamilo, porém dependendo do tipo da prótese pode-se conseguir um melhor contorno do colo.



Se ainda possui perguntas que não foram respondidas aqui, mande uma mensagem que estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Lembre que, durante a consulta, serão fornecidas mais informações e explicações.